O Evento

Alteridade: Amar na Diversidade.
O ENCONTRO DE MOCIDADES ESPÍRITAS

O que depois se tornou o Encontro de Mocidade Espírita de Pernambuco, começou a ser idealizado por jovens da Mocidade Irmã Jaty, do Núcleo Espírita Auta de Souza (NEAS), instituição localizada no bairro do IPSEP, Recife, a partir de reuniões realizadas em uma chácara em Aldeia, município de Camaragibe, entre 2000 e 2003. 

O grupo, naquela época, composto por quase 100 participantes, tinha como hábito realizar encontros para promover a integração entre si, e eventualmente, com outras Mocidades Espíritas, principalmente no período carnavalesco, ocasião na qual ainda não havia evento destinado ao público jovem no meio espírita. A necessidade em buscar uma alternativa para tal, tornou-se foco de discussão cada vez mais frequente.

Entre os componentes da Coordenadoria de Evangelização da Criança e do Jovem (CECJ) do NEAS, dirigido na época por Sheila Greik. Alessandro Rocha, Coordenador do Ciclo III da Juventude tomou iniciativa na idealização de um Retiro para Mocidades durante os cinco dias de folia carnavalesca e somente para a área federativa em que o NEAS faz parte, em consonância com a solicitação de Rosaldy Marques, presidente do NEAS na ocasião.

Neste ponto, Heitor Lacerda, trabalhador do CELEC (Centro Espírita Luz, Esperança e Caridade) foi convidado por Alessandro e Sheila para ajudar nesta empreitada, devido a sua amizade e experiência no movimento de juventude, inclusive tendo participado na Coordenação do CONESJ (Congresso Espírita para a Juventude) realizado pelo CELEC. Heitor prontamente aceitou o convite, mas este percebendo a enorme oportunidade desta proposta preencher uma necessidade/anseios de muitos Coordenadores de DIJ revelada nas antigas reuniões de adesos na FEP (Federação Espírita Pernambucana) para na época em se ter um evento estadual durante o carnaval, fez uma nova proposta: "Que tal em vez de ser um evento de área federativa, ser um evento Estadual de mocidades espíritas?". Apesar do espanto/hesitação imediata e natural diante dessa proposta, afinal estava bem além da proposta inicial, mas que diante do apoio total oferecido por Heitor e inclusive do CELEC (apoio institucional) para que essa ideia ampliada fosse colocada em prática, foi aceita corajosamente esta proposta. Estava assim, sendo criado mais um evento estadual de mocidades espíritas e composta a primeira formação da Coordenação Geral para este grande evento: Sheila, Alessandro e Heitor.

A partir daí, foi inevitável o envolvimento de trabalhadores e participantes mais atuantes da CECJ. Abraçamos o EME-PE (Encontro de Mocidade Espírita de Pernambuco) como um belo desafio, porque tínhamos em mãos a oportunidade de encaminharmos um projeto edificante em prol da juventude, e isso bastava para que cada um de nós ofertasse o melhor de sí.

No segundo semestre de 2003 começaram as reuniões, ojetivando planejar e concretizar a realização do Econtro de Mocidade Espírita de Pernambuco - EME-PE. Em fevereiro de 2004, aconteceu o I EME, tendo como sede o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (antigo CEFET-PE), contando com 68 participantes, dos quais 22 eram trabalhadores. Uma das metas da CECJ foi tornar o EME acessível prioritariamente aos jovens da Área Federativa 8 (AF-8), na qual o NEAS se encontra situado, mas sendo divulgado também para as demais áreas federativas do estado para poderem participar. Atualmente, participam jovens espíritas provenientes de vários municípios do Estado de Pernambuco.

A partir de 2008 foi criado o EMEzinho (oportunidade para a partipação dos filhos de trabalhadores do evento), destinado às crianças entre 5 e 12 anos.

 

O evento já foi realizado em 05 locais distintos, com os respectivos temas:

2004 I EME - Plano Piloto - no antigo CEFET, com temas diversos.

2005 II EME - no antigo CEFET, com o tema "A vida espera muito de você". **A partir daqui adotando um tema central.**

2006 III EME - no Colégio Barão de Souza Leão (Candeias), com o tema "Amar se aprende amando".

2007 IV EME - no 14 Batalhão de Infantaria Motorizado (Jaboatão dos Guararapes), com o tema "Juventude, aonde vais?".

2008 V EME - no Colégio Barão de Souza Leão (Candeias), com o tema "você tem sede de quê?".

2009 VI EME - no Colégio Barão de Souza Leão (Candeias), com o tema "Jovem, ide e transformai o mundo".

2010 VII EME - no Colégio Mickey (Abreu e Lima), com o tema "Mediunidade: brilhe a vossa luz".

2011 VIII EME - no Colégio Grande Passo (Boa Viagem), com o tema "Estou no mundo, e agora?".

2012 IX EME - no Colégio Grande Passo (Boa Viagem), com o tema "O Brasil visto do mundo espiritual".

2013 X EME - no Colégio Grande Passo (Boa Viagem), com o tema "Juventude: vivências, conflitos e desafios".

2014 XI EME - no Colégio Grande Passo (Boa Viagem), com o tema "Evangelho: amor em ação".

2015 XII EME - no Colégio Barão de Souza Leão (Candeias), com o tema "Relações humanas na era da tecnologia: Viver On ou Off?".

2016 XIII EME - no Colégio Barão de Souza Leão (Candeias), com o tema "JESUS: Jardineiro de Almas".

2017 XIV EME - no Colégio Barão de Souza Leão (Candeias), com o tema "160 anos do espiritísmo: Eu vos enviarei o consolador".

2018 XV EME - no IFPE - Instituto Federal De Pernambuco (Cidade Universitária), com o tema "Evolução: A grande jornada".


Em 2019 o XVI EME terá como tema "Alteridade: Amar na Diversidade" e será realizado no IFPE - Instituto Federal De Pernambuco, na Avenida Professor Luís Freire, 500 - Cidade Universitária, Recife-PE.